Passado vs Presente do Natal🎄

13:32

Olá moons! Sei que tenho andado bastante ausente e, infelizmente, isso ainda está para durar. Um estudante universitário não tem direito àquilo que qualquer outro estudante tem nesta altura do ano (as tão amadas "férias de Natal"), pois temos exames em Janeiro. Mas prometo que tentarei fazer o meu melhor, para o blogue não ficar parado tanto tempo.

E sei que o Natal já chegou e que estou atrasada quanto a posts sobre ele, mas ainda vim a tempo de fazer este throwback vs presente. Tive esta ideia depois de muito pensar sobre qual seria o tema deste post. Muitas opções estiveram na mesa, mas não conseguia escolher nenhuma, até que decidi juntar tudo num só post. "Simples", pensei eu. Mas então e agora? De que falo? Há tanta coisa que pode fazer parte deste "tudo num só".


🎄Para começar, posso falar sobre o entusiasmo que se perde com o passar dos anos. Toda a gente concorda que quando se é pequeno, o Natal é a melhor coisa do mundo! As crianças ficam a contar os dias até ao próximo ano, com a mesma magia e a mesma felicidade do ano que passou. Agora, percebemos o nervosismo e stress dos "adultos" e até somos contagiados por ele. É preocupações com o local da celebração da família, com o grande jantar que tem de ser repleto e com as melhores prendas que podem oferecer.
Eles dizem que o Natal é só para as crianças e que apenas o fazem porque é tradição, mas eu acredito que no fundo, o "espírito natalício" nunca desaparece por completo das pessoas.
Passado
Presente

   🎄Também não posso deixar de falar das decorações de Natal. Antes, quando chegava Novembro, as pessoas começavam com a preocupação de decorar as suas casas de maneira a que fossem as melhores do bairro. Agora, as pessoas já nao se interessam tanto com isso, e chega até a ser triste ver metros seguidos de caminho sem nenhuma luzinha a piscar. Também as vilas e as cidades me parecem muito mais pobrezinhas quanto à sua decoração natalícia, talvez seja da maldita crise que teima em não nos deixar em paz de uma vez por todas.
Passado
Presente

🎄Em relação aos presentes (aqueles que toda a gente gosta de receber, mesmo que digam que não), antes, quando eramos crianças, quase sempre recebiamos aquilo que queríamos, e com isto quero dizer, brinquedos! Agora, raramente recebemos alguma coisa de que realmente gostamos e passamos a receber muitos mais pares de meias e pijamas. E a triste realidade: isto tem tendência em agravar com o passar dos anos (e da idade!).
Passado
 Presente

🎄Quanto a uma das coisas mais importantes da festa (a mesa!), acho que nada mudou com o tempo. O tipo de comida que faz parte do menu continua a ser a que manda a tradição da própria região e a quantidade também continua a mesma: mesa cheia! Em alguns lados é o cabrito que reina, noutros é o bacalhau, noutros é o polvo o prato principal da noite, e "assim por aí fora"..
Passado e Presente

🎄Agora os clichés da TV no dias 24 e 25 de Dezembro. Toda a gente sabe de cor os filmes e os programas que irão dar nestes dias, pois são os mesmos desde à muitos anos atrás. Na lista encontram-se os filmes do Shrek, Idade do Gelo e claro, o Sozinho em Casa. No dia 25, o que reina na TV são os circos. Já está tudo mais que habituado, mas não nos cansamos, pois já fazem parte da tradição!
 

🎄E no que toca à celebração em si, as famílias continuam a querer celebrar o Natal com o seus entes queridos e mais próximos. Esta época continua a ser um dos motivos para a reunião das famílias num mesmo espaço e durante 2 dias. Algo que é muito importante para não se esquecer do conceito da palavra "família" e para se reverem pessoas que normalmente estão longe. Apesar de tudo, é verdade que nesta altura as pessoas se sentem muito mais sensíveis e estão muito mais solidárias.
Passado e Presente

E foi esta a descrição da minha perspetiva em relação ao Passado e ao Presente do Natal! Também concordam comigo?!

(Imagens retiradas do Google.)

Para ver o outro post sobre esta época, (clicar aqui).

Agora só me resta desejar um ótimo e feliz Natal para todos os meus leitores e para todas as moons desta família!
I HOPE YOU ENJOY IT! HAVE FUN IN MY ROOM!🌙

You Might Also Like

2 comentários

  1. Também noto que há cada vez menos pessoas a decorarem as casas nesta altura!
    Beijinhos,

    A Maiazita

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário! Responderei a todos, com todo o carinho.🌙