Regresso às Aulas 📚 (conselhos de última hora para os futuros universitários!)

02:15

(6a parte da sequela do Regresso às Aulas)

Olá moons! Sei que já saíram as colocações para os futuros universitários de Portugal! Já acabou o nervosismo, as incertezas, as dúvidas quanto ao vosso futuro. Mas irá agora começar uma outra etapa. Uma etapa muito difícil, mas também muito bela. Sendo assim, e para o último post desta sequela do Regresso às Aulas, decidi dar-vos alguns conselhos de última hora.

Agora vai começar a verdadeira mudança. Vai começar a correria para encontrar casa, isto quem ainda não tiver; vai começar o stresse e o cansaço da mudança, digamos física, da vossa casa para a nova casa; vai começar a mudança de rotinas, de tarefas, de pessoas; a mudança do "estilo" do Secundário para o Universitário, etc etc etc. E, vão começar as saudadesSaudades das coisas mínimas para as quais nunca deste importância. Saudades da roupa lavada e engomada, que aparecia como que por magia no teu quarto; saudades da cama feita e das tuas coisas arrumadas, quando te esquecias de o fazer; saudades da comida aparecer nos armários, sem teres de a ir buscar; saudades de precisares de alguma coisa, pedires à mãe e, quando chegas a casa, essa coisa já lá estar; saudades dos cozinhados dela, etc etc etc. Resumindo, saudades da mamã, principalmente, e até do cão, do gato, do piriquito, do cheiro da tua terra, da família e das pessoas chatas de quem estavas mortinho para te veres livre!
Vais-te ver a fazer coisas que nunca tinhas feito, tais como, cozinhar para ti; lavar a tua própria roupa; fazer as tuas próprias compras; descobrir onde ficam os lugares das coisas na nova cidade; cuidar da tua própria casa, pois vais ver que parece que as coisas se desarrumam sozinhas; e vais ter muitas coisas novas com que ocupar a cabeça. Para a situação ficar ainda mais complicada, vão-se juntar a isto tudo (que já não era pouco), as tais saudades. As quais te farão "ir abaixo" muitas vezes.

Mas, apesar destas chatices todas, no final vais sentir que cresceste. Vais sentir que deixaste de depender dos teus pais para fazeres o teu dia a dia, e, quando refletires sobre o que estás a viver, isso irá ser muito gratificante. Vais sentir orgulho de ti próprio, que é o que terás de mais importante nesta aventura. Vais poder "esfregar" na cara de quem duvidou que irias conseguir e mostrar que afinal consegues sobreviver neste mundo. E claro que, as recordações que terás e os momentos que passarás, farão desta altura da tua vida, a melhor de sempre. Por algum motivo se diz que os anos de Universidade são os melhores!

Para isso, e principalmente, terás de ter muita calma. Quando sentires que não estás a conseguir e que está a ser demasiado difícil, tens de parar um pouco e manter a cabeça fria, por mais difícil que seja! Quando te fores abaixo e tiveres vontade de desistir, e isso acontecerá muitas vezes infelizmente, tens de pensar no que te levou a estar ali, pensar se é, realmente, aquilo que queres para ti e balançar os prós e os contras. Mesmo que o faças "milhentas" vezes, não desistas logo à primeira! Sei que estarás muito tentado a isso, mas continua o esforço e pensa positivo. Tem fé na tua escolha e dá o máximo de ti. Pensa que não vais embora sem primeiro tentares, sejam 2, 3, ou 4 vezes. Pede ajuda sempre que precisares, para não viveres essas angústias sozinho, pois assim, será mais difícil.

Quando essas fases menos boas acabarem, sai e diverte-te! Aproveita o mundo que tens lá fora! Aproveita o que de mais belo tem a vida de universitário. Aproveita a cidade. Mas, e sobretudo, com o máximo de juízo possível!
Uma das coisas que aconselho é a praxe. Sei que não são todas iguais, mas é, sem dúvida, a coisa mais inesquecível, em todos os aspetos (pelo menos para mim, foi!).
E, no final, lembra-te que tudo valerá a pena!.. Incluindo as coisas más.


Boa sorte para todos vocês, nesta que será a maior aventura das vossas vidas!



I HOPE YOU ENJOY IT! HAVE FUN IN MY ROOM!🌙

You Might Also Like

4 comentários

  1. Olá. Pelo que percebi estás a tirar direito em Coimbra(algo que sempre quis). O que estas a achar da experiência? É assim tão complicado como dizem? O que achas necessário para ter sucesso nesse curso?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou sim. Olha,como podes ver nos meus posts sobre o Regresso às Aulas, a experiência no início não foi muito boa, mas depois tudo melhora. É difícil, claro, só melhora quando te habituares ao estilo universitário. Mas não deixa de ser difícil. E logo em Coimbra. Eu ainda só estou no 2 ano, não te posso dizer já a chave para acabares o curso, mas digo-te que tens de te empenhar durante o ano todo.

      Eliminar
  2. E esse tempo de "habituação ao estilo universitário" demorou quanto tempo no teu caso?! Mesmo assim aconselhas a seguirem esse curso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para te ser sincera, acho que ainda me estou a habituar. Mas, o primeiro semestre foi o mais difícil, em relação a isso. Depois vais-te habituando à tua nova realidade. Mas, isso depende de pessoa para pessoa. E sim, claro que aconselho. Apesar de difícil, continua a ser um dos melhores cursos. Principalmente na minha faculdade. 🙂

      Eliminar

Obrigada pelo teu comentário! Responderei a todos, com todo o carinho.🌙